Como Receber o PIS Antecipado – Adiantamento do PIS 2019


A liberação de saque do PIS por cotas tem calendário especifico para recebimento, porém os beneficiários podem conta com a possibilidade de receber este dinheiro antes, conforme será descrito neste artigo.

Quem tem direito a cota do PIS/PASEP?

O trabalhador que foi cadastrado no fundo PIS/PASEP antes de 04 de outubro de 1988 e que ainda não fez o saque dos valores é que pode realizar a retirada. Em caso de falecimento os herdeiros também podem receber esse valor.

Herdeiros não precisam seguir o calendário apresentado para fazer a retirada. Basta que eles compareçam a uma agência munidos de documentos do trabalhador que faleceu como RG, CPF, cartão cidadão ou carteira PIS/PASEP para consulta.

Além disso, o herdeiro que fará o saque deve portar documentos pessoais, certidão de óbito e um documento válido que comprove sua relação de herdeiro com o trabalhador falecido.

Como sacar antecipadamente o PIS/PASEP?

Para alguns trabalhadores com idade entre 57 e 59 anos já houve a liberação dos saques, porém a disponibilização para todas as idades só deve acontecer a partir do dia 14/08 nas agências.

Esse prazo pode ser antecipado para o dia 08/08 se o trabalhador for correntista do Banco do Brasil ou da Caixa econômica Federal de acordo com a categoria que o trabalhador está cadastra.

O PIS é para quem nunca trabalhou no setor público, já o PASEP é para aqueles que em algum momento foram funcionários de alguma empresa da área pública.

A confirmação do deposito dessa quantia na conta corrente ou poupança de um no banco da Caixa para quem tem PIS pode ser pela seguinte página

https://cotasidade.caixa.gov.br/sipab_quotas/pages/#!/home

Se o trabalhador tiver PASEP é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil tem que verificar, pelo site:

https://www36.bb.com.br/portalbb/pasep/pesquisa,802,17,505134,2,0,1.bbx

A consulta em ambos os site deve ser possível com numero do PIS/PASEP ou CPF e data de nascimento, no entanto se surgir alguma mensagem de erro, o beneficiário pode ir até a agência mais próxima com seus documentos para fazer a consulta.

Para portadores do PIS outro modo  de consulta é o telefone que a Caixa Econômica Federal coloca a disposição para o esclarecimento de dúvidas a respeito do PIS.

A ligação é gratuita para todo país e pode ser tanto de telefone fixo como celular. Embora funcione 24 horas e 7 dias por semana para falar com um atendente o horário é somente das 8h às 21h segunda a sexta e sábado das 10h às 16h.

O telefone é: 08007260207.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: