O que é PIS? – Para Que Serve, Como Receber e Muito Mais


O governo federal ao longo de anos vem apresentado mudanças para trabalhadores regidos por contrato CLT com a imposição de deveres e concessão de benefícios.

Para que você se encaixe em todos os direitos concedidos aos cidadãos da Previdência social. Com exceção, dos registros em carteira existem requisitos específicos que estão nas categorias de auxílio doença, maternidade, aposentadoria e entre outros do PIS.

O que é o PIS/?

O PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) estão presentes na vida dos trabalhares brasileiros desde 1970 do setor privado no caso do PIS e PASEP se for órgão público.

As vantagens situadas através da regulamentação destinam-se a promover a integração de funcionários no progresso das empresas, com o objetivo de oferecer aos trabalhadores uma maior distribuição de ganhos através benefícios semelhantes aos ao seguro desemprego.

Cada organização é obrigada a registrar seus colaboradores no sistema da Caixa Econômica Federal, considerando que o recebimento da contribuição é realizado por este banco.

Essa inscrição deve ser solicitada no primeiro emprego do trabalhador e a partir de então ficar vigente para o resto da vida da pessoa. Se outra empresa fizer o mesmo procedimento será preciso unificar os números, porém é um processo muito burocrático.

Este registro é principal não só para o PIS anual, mas também para os outros direitos que o contrato CLT assinada apresenta como o FGTS.

Como é obtido o PIS

O valor recebido do PIS é de um salário mínimo que é concedido de acordo com o calendário anual baseado no CODEFAT – Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Para ter acesso, você deve estar registrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP.

Outro requisito é ter trabalhado registrado pelo menos 30 dias recebendo até dois salários mínimos no período dos 12 meses anteriores;

A informação acima deve ter sido transmitida pela empresa por meio Relatório de Anual de Informações Sociais (RAIS).

Outras informações sobre PIS

Se tiver direito ao recebimento a retirada do valor pode ser feita por conta bancária se o trabalhador for cliente da Caixa Econômica ou no próprio banco e lotéricas com cartão cidadão.

A consulta também pode ser feita pela internet, próximo da data de pagamento. No primeiro acesso será solicitado dados do cartão cidadão, caso você não tenha somente em uma agência da Caixa.

Site: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: