PIS a Pagar: O que significa? Quem tem direito? Como Consultar


O PIS (Programa de Integração Social) é muito mais que uma numeração. Com ela, todo empregado da inciativa privada terá acesso aos benefícios que são determinados pela Lei Complementar nº 7 de 1970. Contudo, ainda irá colaborar com o desenvolvimento das empresas em nosso território nacional. Esse pagamento é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

PIS a Pagar: O que significa?

Na verdade são duas as mensagens que o sistema desse banco mostra quando se faz uma consulta, que são PIS a pagar e PIS pago. No PIS a pagar, significa que o depósito ainda não foi liberado na conta do trabalhador e que o mesmo deve acompanhar um calendário para que o pagamento possa ser liberado e no PIS pago, o dinheiro está pronto e na data certa, para ser sacado.

Quem tem direito?

Para se ter direito ao PIS a pagar, o trabalhador deve estar cadastrado por pelo menos 5 anos, com remuneração mensal de até dois salários mínimos, durante o ano-base, que é o ano anterior ou retroativo, por pelo menos 30 dias, com atividade trabalhista remunerada para Pessoa Jurídica e o mais importante, todos os dados desse trabalhador, devem ser informados pelo empregador, que é a Pessoa Jurídica, na RAIS a Relação Anual de Informações Sociais.

Se o trabalhador não ultrapassar os 30 dias ou não passou pelo período de experiência com carteira assinada, com certeza, ele não terá direito de receber esse benefício. Esse depósito é anual e referente ao ano anterior que foi trabalhado.

Como consultar o PIS a pagar?

Existem muitas formas e a primeira que citaremos, é com o trabalhador indo diretamente até uma das agências, desse banco que é a Caixa Econômica ou até uma Casa Lotérica, de posse de sua carteira de trabalho, do seu cartão cidadão e de um documento oficial para identificação.

Outra forma é que o banco disponibiliza para consulta a tecnologia, como o aplicativo Caixa Trabalhador, que pode ser baixado pelo Google Play, App Store ou ser baixado na Windows Store e pelo site oficial da Caixa que é o www.caixa.gov.brou do Ministério do Trabalho, por intermédio do seu pc, notebook ou tablet ou pelo telefone da Caixa 0800 726 0207.

Acompanhe o calendário para pagamento do PIS e verifique sua situação a pagar ou PIS pago. Siga nossas orientações aqui nesse post e não perca o prazo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: